quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Ferramentas de Teste: Testlink


Bem, vou falar um pouco do Testlink, que é uma ferramenta de gerenciamento de casos de teste e execução Open Source desenvolvida usando plataformas também free como PHP e MYSQL por ser uma aplicação WEB você pode usar o servidor de sua preferência.

No meu caso, como já uso a um tempo o Apache, usei ele. Para quem está partindo para a primeira instalação do trio (PHP, MYSQL e Apache) aconselho o uso de “pacotes” de instalação que facilitam a vida instalando-os e configurando-os para você. Aconselho o EasyPHP, mas uma busca rápida no google por PHP, MYSQL e Apache lhe dará outras opções.

Mas isso não é o foco do post, quero mostrar o funcionamento da aplicação para servir como base para uma tomada de descisão.

Bem, uma vez instalado e configurado a tela inicial do Teslink é assim

image

Antes de comecar a usar o sistema o usuário com perfil de administrador deve cadsatrar o projeto, observe figura abaixo.

image

Apos a criação do projeto o sistema o levará para a a tela inicial do sistema, onde você poderá comecar a realizar seu projeto de testes (design dos casos de testes).

No entanto antes de comecar esta atividade é necessário criar primeiro um Plano de Testes, observe indicação em vermelho na figura abaixo

image

Apos selecionar opção “Test Plan Management” ele irá mostrar a seguinte tela

image

A criação do Plano de Testes é bem intuitva, como mostrada nas proximas telas

image image

Depois disso, você está com todos os pré-requisitos para comecar o projeto de testes ou design de casos de testes.

A tela inicial do Teslink agora irá lhe mostrar opções que no passo anterior ao de criação do Plano de Testes na existiam, isso porque no Teslink tudo que você faz segue a seguinte hierarquia Projeto > Plano > Build.

Bem, agora que estamos aptos, vamos a criação dos casos de teste.

Na tela inicial do Teslink (conforme próxima tela) a iremos na opção “Specification”.

image image

Agora é uma parte que considero importante, pois a forma com que você organizar as coisas aqui será mostrada nos relatórios, mas como cada caso é um caso apenas lembre-se de pensar 2 minutos aqui antes de começar a escrever, e tentar entender como seu cliente prefere vizualizar os relatórios.

O Teslink irá basicamente nos relatórios, organizar os resultados de acordo com o primeiro nivel na hierarquia, ou seja, ex.: Projeto > Nivel 1 > Nivel 2 > Nivel 3, o Teslink irá agrupar seus resultados mostrando apenas o Nivel 1 (suite de testes), que por sua vez tem o Nivel 2 e Nivel 3 como seus filhos.

Ok, agora vamos a comecar o processo de escrita dos casos de teste, o primeiro passo para esta tarefa é mostrada abaixo. Estamos criando primeiro a suite de testes para depois criarmos os casos de teste

image image

E a tela para a escrita, na figura abaixo

image

De vizualização…

image image

Bem, depois que a escrita deu-se por encerrada, vamos a execução

Para a execução, a esta altura temos apenas a criação das builds e associação dos casos de teste como pré-requsito.

Criação de Builds (figura abaixo)

image image

Associando casos de teste ao plano de testes

image image

OK, OK vamos executá-los

Uma vez informadas a build e associando os testes ao plano de testes, nos resta agora encontrar os bugs! ;)

A tela de execução segue

image image

Acabando a execução, vamos aos relatórios

image image

A vizualização dos resultados segue a maneira mais intuitiva possível, permitindo que qualquer pessoa entenda o que esta se passando…

image

Concluindo esta apresentação, espero ter esclarecido algumas dúvidas referentes a esta ferramenta de gerenciamento e execução de testes.

Teslink é uma ferramenta Open Source e foi desenvolvida com tecnologias tambem Open Source e bastante populares, existem outras ferramentas que tambem utilizam códigos abertos, como é o caso do Salmoé, que é em java.

No meu caso o que me levou a aderir ao Teslink, foram 2 motivos básicos:

1. Escalabilidade - Como é uma ferramenta WEB posso ter tantos quantos usuários quiser, apenas restando ao hardware suportar a expansão. Quanto ao cliente não é preciso nada como pre-requisito, apenas um browser
2. Manutenção - Isso é um ponto controverso, apesar das facilidades de se ter um sistema em PHP, se ele não for organizado, isso pode ser um problema…é o caso do Teslink. Ele é em PHP….mas não é nem um pouco organizado.

No entanto existe um ponto muito grave contra o Testlink

1. Segurança - Simplesmente não existe, não falo em telas de login, criação de perfils, restrição de acessos, etc… falo em segurança da aplicação como produto. Desaconselho fortemente a utilizar o Teslink em uma organização em que ele é a unica ferramenta de gerenciamento e execução, onde vários projetos o utilzam e algumas centenas de pessoas o acessam…no no no não use ele, infelizmente. Existem erros graves de XSS (Cross Site Scripting), URL Manipulation que se você souber as consequências disso (e você sabe…) você realmente não usará o Testlink.

Teslink é uma ferrameta que não está preocupada (ainda) com segurança, logo use-a em projetos onde a equipe de teste é pequena 3 ou 4. Neste caso você tem controle total sobre a informação, tudo está sob seu alcance e o controle está na palma da sua mão e o teslink irá lhe ajudar muito nisso.

Atualização

Recentemente (23/10/07) fiz uma verredura no Teslink por vunerabilidades e simplesmente achei 22 erros em XSS o que é considerado um ALTO pelo Acunetix :(

Eudes Costa
http://www.zezologs.org/blog/ferramentas-de-teste-testlink/

retirado de: http://www.testexpert.com.br/?q=node/650

Nenhum comentário:

Postar um comentário